terça-feira, 24 de novembro de 2015

Santuário Ecológico de Pipa

                                                       
                                                                SANTUÁRIO ECOLÓGICO

Se você está em busca de contato direto com a natureza, pode ficar tranqüilo, pois grande parte da orla de Pipa e Tibau do Sul é Área de Proteção Ambiental (APA)- sob a responsabilidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema-RN). 





História - A criação do Santuário Ecológico

Chácara do Madeiro é ao mesmo tempo um monumento histórico, uma reserva ecológica e um laboratório do futuro. 

Foi aqui que em 1980 o Sr. Charles Capelle, engenheiro elétrico responsável pelo projeto ITAIPU, se refugiou para escapar dos males da civilização e tentar estabelecer uma vida mais equilibrada, baseada na auto-sustentação. 

Desde o século XVI a área tem sido visitada por procuradores de madeira - uma das matas locais ainda exibe o nome "Mata do Pau-Brasil". No seculo XIX fazia parte da fazenda do João Armo genas, cujos últimos escravos (Dona Joaquina e Dona Antônia) faleceram faz poucos anos em Pipa. 

Mais recentemente o Madeiro entra nas mão da família local Borges, que arrenda a área para a plantação de roçado e pasto de gado. Só desde 1976 que a mata começa a se recuperar e demorará muitos anos até alcançar a nobre altura da floresta antiga. 

Na época em que o Sr. Charles se instalou, a praia da Pipa ainda não tinha rede de energia nem água, às vezes faltava até comida, mas com o espírito de aventura ele encontrou soluções originais para todos os problemas, como você verá. Enquanto cultivava seu jardim de orquídeas e árvores miniaturas se dedicou à confecção de finas obras de arte, algumas das quais estão a mostra Museu que traz o seu nome. 

Atualmente a Chácara é local de uma intrigante experiência científica: o treinamento e soltura de animais silvestres para recompor a antiga fauna da região (reintrodução controlada). Paral tal se tem o apoio do Centro de Recuperação e Reintrodução de Animais Silvestres (CERRAS) em Natal, e de uma equipe de voluntários dedicados. 





Para não prejudicar essa experiência e não perturbar a harmonia ecológica da área pedimos ao visitante para respeitar as poucas regras que colocamos no verso da senha de ingresso, com o título "Código Comportamento na Mata". 

                                         REGRAS DE COMPORTAMENTO NA FLORESTA 

1º Usar Roupas adequadas. 6º Jogar lixo somente nos cestos. 
2º Não levar animais domésticos. 7º Não sujar as fontes de água. 
3º Cuidar para não provocar incêndios. 8º Andar com cuidado pelos caminhos para não provocar acidentes. 
4º Respeitar as cercas e portões. 9º Escutar as orientações do guia. 
5º Não desviar das trilhas. 10º Respeitar a vida da floresta. 


Seguem-se algumas anotações sobre as principais trilhas pela reserva, onde você terá oportunidade de conhecer segredos da vida das plantas e animais e lendas de Pipa. 


1) CAMINHO DO JACU - trilha luminosa e serena que passa pelo ponto mais alto da chácara, onde uma torre de incêndio oferece uma vista panorâmica do litoral e das matas da região. É neste reduto que encontra-se uma das aves mais ariscas do santuário, o JACU. 

2) CAMINHO DA JIBÓIA - trilha sombreada e serpentina onde se encontrou em 1980 uma enorme jibóia. No ponto mais baixo, lugar mais ermo da floresta, pode-se observar animais silvestres saciando sua sede numa pequena piscina. 

3) VEREDA DA MOÇA BRANCA - trilha encantadora a beira-mar (a 70m de altitude!) onde você imagina a qualquer momento deparar com evanescente deusa das matas. 

4) PASSEIO DA PEROBA - este caminho espaçoso leva a pessoa num gracioso túnel por baixo dos galhos retorcidos de pororocas e perobas, para contornar a precipitosa Ponta do Madeiro. Dos vistosos mirantes pode-se observar os golfinhos e tartarugas marinhas mergulhando nas ondas e toda extensão do litoral da Ponta de Tabatinga à Ponta do Cabo Verde.


                                                                     ANEXOS







REFERÊNCIAS

http://www.pipa.com.br/santuario_ecologico
SANTUÁRIO ECOLÓGICO DE PIPA

Praia da Pipa - Tibau do Sul - RN - Brasil
Telefone: (84) 3201-2007
Fax: (84) 3201-2007

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO E PREÇO:
Funciona das 08:00 às 17:00 hs
0-5 anos Grátis / 6-12 anos R$ 5,00 / Adulto R$ 10,00
Solicitamos que os visitantes subam da praia até as 16:00 hs e retornem à entrada até as 17:00 hs, para permitir o fechamento dos portões. 

Autoria: Aysllane Junie Pessoa da Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário