quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Feira Livre



Em outros tempos, dificilmente pensaríamos em feiras livres como ambientes que proporcionassem atividades educativas extraclasse, e na verdade continua sendo um ambiente educativo pouco explorado. No entanto, devemos levar em consideração as diversas áreas do conhecimento que podemos explorar numa única visita à uma feira livre. Na educação infantil, podemos trabalhar “Natureza e sociedade” na organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar, na matemática pode ser trabalhado os números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações), além de cores e formas das frutas e etc, na linguagem oral e escrita as crianças podem trabalhar a oralidade e a escrita após/durante a visita.


Fonte: Santa Teresa


Além da educação infantil, no ensino fundamental também podem ser exploradas algumas matérias em uma aula passeio na feira livre, sendo elas, a geografia em se tratando de agricultura, trabalho agrícola, por exemplo, também pode ser explorado a matemática em se tratando de educação financeira, matérias como português os professores podem a estrutura das palavras (sílabas tônicas) no momento em que os feirantes estiverem vendendo o seu produto.
A intenção de uma aula passeio nesse local é que seja uma atividade interativa e que seja palpável, ou seja, em lugares que os alunos frequentam e não apenas que irão visitar para mais uma atividade educativa. Diferentemente de outros locais que também educam na feira livre eles poderão ver no dia a dia os exemplos dados pela professora e até levar questionamentos para a sala de aula, sem dúvidas é um lugar bastante rico e que se explorado de forma correta é muito benéfico para o processo de ensino aprendizagem dos alunos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário