terça-feira, 24 de novembro de 2015

Castelo Zé dos Montes


Dos 52.810,699 quilômetros quadrados territoriais do estado, apenas 410 quilômetros são de praias, com coqueiros, lagoas, dunas e sol constante; e esses são alguns dos motivos que o Rio Grande do Norte (RN) tem para atrair tantos turistas. E você já pensou o que teria de atraente no restante desse estado tão maravilhoso? Não! Pois então os certifico que além do litoral esplendoroso do RN, há muita coisa bonita no interior do estado, e de inúmeros lugares do interior um deles me chamou atenção, foi a Serra da Tapuia, mas precisamente o Castelo do Zé dos Montes; Sim! Em meio à paisagem seca do agreste potiguar um espetacular e monumental castelo embeleza nossa vista. Localizado no município de Sítio Novo e com quase 400 metros acima do nível do mar, o castelo do Zé dos montes começou a ser construído artesanalmente em cima de uma belíssima serra, a Serra da Tapuia por José Antônio Barreto, mais conhecido por Zé dos Montes, e é do apelido do homem que construiu o castelo que se originou o nome da obra arquitetônica de Sítio Novo.
Foto: Fernanda Paiva

A construção foi iniciada no ano de 1984 e até hoje é uma obra inacabada, porém, não menos impressionante. O que mais impressiona é que com poucos recursos, sem nenhum conhecimento arquitetônico e de engenharia, ou qualquer instrumento mais rebuscado de construção, o José Antônio conseguiu pôr de pé algo tão monumental. A obra foi inspirada em um sonho que o Zé dos Montes teve quando ainda era criança, ele sonhou que Nossa Senhora aparecia pra ele solicitando que quando crescesse ele construísse um santuário para homenageá-la, contudo, com o passar dos anos Zé dos Montes esqueceu-se do seu sonho e continuou a vida, no entanto a vida o fez lembrar-se do pedido de Nossa Senhora e daí por diante ele começou a construir o santuário; Zé dos Montes ainda vive, e reside na capital do Estado, na cidade de Natal, a vida dele é um mistério, pois não gosta de falar do seu passado, até hoje não se sabe nem onde nasceu; ele é um homem de poucas palavras, porém é admirado pela determinação de construído o castelo sozinho.
A construção é rústica, sem acabamento nenhum, chão de terra, sem nenhum tipo de iluminação e água encanada, por esse motivo as visitas ao lugar só são feitas pela manhã e tarde; existem metros e metros de túneis, cômodos sem saídas e lugares estreitos, inúmeras escadas, e por isso é preciso ter preparo físico e disposição para percorrer o castelo inteiro.
Foto: Fernanda Paiva
Eu como natural do Rio Grande do Norte, não podia imaginar que existia uma obra tão esplêndida e grandiosa bem aqui perto de mim, ou uma história de vida tão surpreendente como a do Zé dos Montes, uma história de fé e determinação de um homem que mesmo na simplicidade construiu algo tão majestoso que nos enche os olhos em meio a uma paisagem seca.

As propostas pedagógicas que poderiam ser desenvolvidas na visita ao Castelo e à cidade em que ele se localiza em uma aula de campo, seriam aprender sobre a geografia da região, a cultura, costumes e crenças do povo daquele lugar, conhecer parte da história do município e a trajetória do Zé dos Montes que é uma figura que representou e representa tanta coisa para os habitantes de Sítio Novo, pelo o que ele construiu para que a cidade fosse diferenciada das outras da região, é também aprender que o interior do Rio Grande do Norte oferece paisagens belas, assim como o litoral.
Foto: Fernanda Paiva

Foto: Fernanda Paiva
Autoria: Fernanda Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário