sexta-feira, 27 de novembro de 2015

PARQUE ESTADUAL DUNAS DE NATAL JORNALISTA LUIZ MARIA ALVES






Por Mara Cleide P. de Oliveira



O Parque das Dunas, como ele é mais conhecido, é uma reserva natural da Mata Atlântica preservada dentro da área urbana da cidade de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte (RN). 

O Parque Estadual Dunas de Natal Jornalista Luiz Maria Alves foi criado no final da década de 1970, por meio do Decreto Estadual nº 7.237 de 22 de novembro de 1977, sendo à primeira Unidade de Conservação criada no estado. Ele faz parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira e, é “[...] considerado como o maior parque urbano sobre dunas do Brasil” (www.parquedasdunas.rn.gov.br).
Com 1.172 hectares de mata nativa, o Parque das Dunas está situado na parte Leste-Sul da cidade do Natal, entre as praias de Mãe Luíza e Ponta Negra, sendo banhado pelo Oceano Atlântico a Leste e circundando por sete bairros da capital a Oeste, assim, encontra-se totalmente integrado com a área urbana de Natal.
Seu ecossistema é rico e diversificado e abriga uma fauna e uma flora de grande valor bioecológico, contendo diversas espécies em processo de extinção. Além disso, tem uma importância fundamental para a cidade e qualidade de vida dos seus habitantes, pois contribui ativamente para a recarga do lençol freático, como também exerce papel importante na purificação do ar citadino.
O Bosque dos Namorados, área de uso público e também entrada para o Parque das Dunas, está localizado no final da Av. Alexandrino de Alencar, s.n. Tirol, Natal – RN e ocupa uma área de sete hectares do parque, na qual é encontrada mais de mil e trezentas árvores nativas da Mata Atlântica.






Existem três trilhas no Parque das Dunas, todas com acesso pelo Bosque dos Namorados (ver no lay-out do bosque), que estão divididas pelo grau de dificuldades, permitindo que o visitante conheça um pouco mais da fauna e flora existentes no local. 

São elas:

O Parque das Dunas é de grande importância ambiental, ecológica, turística, cultural, geográfica e histórica para a cidade do Natal e para o Rio Grande do Norte. O parque recebe todos os anos, cerca de 150.000 visitantes, dentre esses estão centenas de estudantes da Educação Infantil a Pós Graduação, que vêm conhecer seus espaços e fazer algum tipo de estudo nas mais diversas áreas do conhecimento.


 Seus principais objetivos são:










       Nesse contexto, concluímos que o Parque das Dunas favorece as práticas didático-pedagógicas de diversas disciplinas, entre elas: ciência, biologia, geografia, história, ecologia, matemática, língua portuguesa entre enumeras outras. Além de ser um espaço propicio para abordar os temas transversais: Meio Ambiente, Preservação Ambiental e Sustentabilidade.
Visitar o Parque das Dunas é ter a chance de se integrar a natureza, ver de perto a Mata Atlântica, de conhecer sua flora, sua fauna; é conhecer a topografia e a geomorfologia desse ambiente dunar.
Ao mesmo tempo é conhecer a cultura e a partir da história desse lugar, poder conhecer um pouco da história da própria cidade, desse país. E acima de tudo, de como a sociedade trata a natureza por meio de sua cultura.
Todos os alunos deveriam ter a oportunidade de conhecer o Parque das Dunas, para além de fazer um simples passeio, eles deveriam ter a chance de solidificar conhecimentos e saberes que os ajudassem a construir uma identidade com esse lugar, com a natureza e com o próprio planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário