domingo, 29 de novembro de 2015

Corredor Cultural de Mossóro


        Mossoró, situada no oeste Potiguar do Rio Grande do Norte, é a segunda cidade mais populosa do Estado. Foi fundada em 15 de março de 1852 trásimportantes acontecimentos que marcam a história do Estado, assim como a do país, devido a antecipação de conquistas sociais importantesMossoró foi pioneira na libertação dos escravos, antecedendo assim a Lei Áurea de 1888 em 5 anos, bem como na organização de movimentos feministas, e no voto eleitoral feminino em 1928, com Celina Guimarães Viana. Feito que impulsiona a luta das mulheres potiguares e das brasileiras pelo direito ao voto, alcançado em 1934 durante o governo de Getúlio Vargas.
        A cidade também foi cenário de um intenso confronto entre a polícia local e o “bando de cangaceiros” liderados por Lampião. Momento histórico lembrando como ato de resistência Mossoroense ao movimento.
        A valorização da história e cultura local está presente no dia a dia da cidade nos espaços públicos e no calendário festivo. Em setembro é apresentado a peça teatral ao ar livre que retrata os quatro “atos libertários" protagonizados na cidade: a abolição da escravatura em 1883; o Motim da Mulheres em 1875; o primeiro voto feminino; e a resistência ao bando de Lampião.
        Em junho o evento “Mossoró cidade junina” movimenta a cidade que durante um mês vivencia a diversidade de atividades culturais: shows diversificados, comercialização de artesanato, comidas típicas, valorização das brincadeiras e brinquedos regionais, quadrilhas, apresentações humorísticas, etc. Organizadas no Corredor Cultural e em vários pontos da cidade. No período, ainda é possível encontrar peculiaridades como o Burro-táxi, o pau de Arara Eletrônico e o Jegódromocom sua Fórmula Jegue. É ainda importante destacar que diariamente no espaço da “Cidadela” é encenado o espetáculo “Chuva de balas no país de Mossoró”, que retrata a resistência Mossoroense a Lampião e seu grupo.
        Para além desses eventos, o “Corredor Cultural” é um complexo pensando para a valorização da cultura local e das expressões artísticas. Está localizado ao longo da Avenida Rio Branco que dispõe de prédios e praças temáticas onde situa-se o “coração cultural de Mossoró.



Estação das Artes Elizeu Ventania


        Estação das Artes Elizeu Ventania, antiga estação ferroviária, onde podemos encontrar o Museu do Petróleo mantido pela Petrobras. A programação indica que um sábado por mês acontece a Estação do Repente, Estação do Rock, Estação do Reggae e Estação do Brega.



Memorial da Resistência


        O Memorial da Resistência é a praça temática onde os personagem locais ganham destaques de heróis por defenderem a cidade contra os cangaceiros. O Memorial conta com um museu a céu aberto, onde a história do pioneirismo e da resistência Mossoroense. Bem como a galeria Joseph Boulier que recebe exposições de artes, e o Cafezal, ambiente que recebe apresentações de recitais e de artistas locais.







Praça da Convivência


        A Praça da Convivência é constituída por um conjunto de bares e lojas, que oferecem artesanato e gastronomia. É uma ponto de encontro local e funciona todas as noites, contando ainda com apresentações musicais variadas.


Praça de Eventos


        A Praça de Eventos é um espaço planejado para o recebimento de feiras, exposições, shows e eventos em geral e conta com um espaço amplo.

Praça das crianças


        A Praça das crianças tem um parque com brinquedos temáticos, que retrata grandes personagens do universo infantil, e funciona de terça a domingo.



Praça de Esportes


        A Praça de Esportes disponibiliza uma grande estrutura de quadras poliesportivas para o uso da população. Durante a semana, professores de educação física ministram aulas para os interessados.




Skate Park Desportista Javan Monte de Souza


        O Skate Park é o espaço especialmente construído para os skatistas e patinadores da cidade, que todas as noites praticam os esportes na Praça.


Teatro Municipal Dix-Huit Rosado


        No Teatro Municipal Dix-Huit Rosado são realizados os grandes espetáculos nacionais, regionais e locais de teatro, dança e música. É uma arquitetura belíssima, com capacidade para receber 740 pessoas.



Escola de Artes


        A Escola de Artes foi Inaugurada em 2012, e está voltada para a formação profissional nas áreas do teatro, música e dança, com prioridade para alunos da rede pública de ensino. A instituição funciona com a Escola de Teatro Kiko Santos, Escola de Dança Augusto Escóssia e Escola de Música Pedro Ciarlini, homenageando grandes nomes da classe artística de Mossoró.


Museu Municipal Lauro da Escóssia


        “O Museu Municipal Lauro da Escóssia funciona na antiga cadeia pública e guarda um rico acervo relacionado à pré-história, a paleontologia, a história da cidade e da região. No local, podem ser encontrados fósseis de animais, mobiliários, registros fotográficos e documentos importantes, como o título de eleitor de Celina Guimarães Viana, primeira mulher a votar na América Latina”.


Igreja de São Vicente


        Fora do circuito do corredor cultural ainda encontramos a Igreja de São Vicente, local que serviu de base das milícias de resistência ao bando dos cangaceiros.Ainda é possível visualizar as marcas dos disparos na torre da igreja. E por fim, o Cemitério Municipal de Mossoró, onde esta enterrado o cangaceiro Jararaca.

A aula passeio ao complexo cultural proporciona uma diversidade de abordagens pedagógicas, passando pelos aspectos históricos, culturais e políticos que saltam aos olhos com a riqueza de detalhes. Bem como a possibilidade de trabalhar a geografia, abordando conteúdos como a cidadania, a identidade com o lugar e os valores sociais, a urbanização. A física, principalmente no estudo da trajetórias das balas que até hoje permanecem na torre da igreja. A língua portuguesa, com as diversas narrativas que se tem a disposição.






Nenhum comentário:

Postar um comentário