![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhUgwyakBNdqxMJUYv6GPgEbQyQ2NWs46bsgv9-Q2zhn26ye3kFUMHhTlzzoRQSlbPWWBA_09o6Y8wDxQOo71lcziqpnm95E1lIuysh4bIEzjI8Al2_g28yE_vMz4fwftFgu8zQ9ZtdkJsR/s640/Colagem+do+Picnime.jpg)
A educação
Ambiental não deve ser tratada como algo distante do cotidiano dos alunos, mas
como parte de suas vidas. É de suma importância a conscientização da
preservação do Meio Ambiente para a nossa vida e todos os seres vivos, afinal
vivemos nele e precisamos que todos os seus recursos naturais sejam sempre
puros. A conscientização quanto a essa preservação deve iniciar cedo, pois é
muito mais fácil fazer as crianças entenderem a importância da natureza e
quando esse ensinamento inicia logo elas com certeza vão crescer com essa ideia
bem formada.
Um fator primordial para a preservação do meio
ambiente é a reciclagem, pois através dela é possível tirar do meio ambiente coisas
que levariam décadas para desintegrar. As crianças começam a aprender a
importância da reciclagem na escola através de diversos projetos. As aulas de
arte são muito boas para fazer essa iniciação, pois é possível criar coisas
incríveis com materiais recicláveis e com isso as crianças já vão aprendendo
muito sobre o assunto e com certeza vão crescer um adulto melhor. A criançada
assimila rapidamente as informações e se elas passarem a entender que a
reciclagem pode ajudar em mais de cinquenta por cento na preservação elas com
certeza vão ajudar muito no futuro. Vale salientar que desenvolveremos nossas
atividades de forma interdisciplinar priorizando todos os eixos temáticos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Resgatar junto aos alunos a importância de vivermos e convivermos em um
ambiente limpo;
·
Relacionar as cinco cores básicas aos lixos correspondentes. (Verde=
vidro, Amarelo=metal; Azul= papel; Vermelho= plástico; Marrom= orgânico).
·
Sensibilizar os alunos a auxiliarem no cuidado com a escola, não jogarem
lixo no chão;
·
Incentivar a prática de atitudes conscientes quanto à limpeza da sala de
aula, assim sendo fazer com que os alunos levem essas informações as suas casas
·
Refletir sobre nossas atitudes no dia a dia;
·
Produzir brinquedos e outros objetos através do lixo que não é lixo
·
Incluir no dia a dia dos alunos hábitos conscientes sobre reciclagens.
·
Desenvolver com os alunos uma lista de atitudes benéficas para com o
meio em que vivemos;
·
Utilizar os brinquedos desenvolvidos em sala de aula nos momentos
lúdicos à eles proporcionados;
·
Socializar com outros alunos o que conseguimos produzir através dos
materiais recicláveis;
·
Levar os alunos a perceber a transformação do material reciclável,
através do homem;
·
Envolver a família na produção de brinquedos recicláveis, como forma de
incentivar e entusiasmar os pais e familiares nessa proposta;
·
Compreender o período de decomposição de cada elemento;
·
Reconhecer os elementos prejudiciais a natureza;
·
Promover a conscientização da importância da reciclagem para o meio
ambiente;
·
Identificar para selecionar os materiais;
·
Entender o processo de reciclagem;
·
Despertar e desenvolver as capacidades potenciais dos alunos;
·
Despertar cada criança para as inter-relações entre os elementos que
compõem o meio ambiente, das quais os seres humanos são parte integrante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário