quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Clube dos Dessbravadores

NÓS SOMOS OS DESBRAVADORES

Estamos presentes em mais de 140 países, em aproximadamente 90.000 clubes e quase dois milhões de participantes. Somos uma grande família mantida pela organização mundial dos Adventistas.
Os Desbravadores tem entre 10 e 15 anos, já os aventureiros tem entre 6 e 9 anos, pertencemos a diferentes classes sociais, raças ou religiões, mas temos os mesmos princípios e interesses. Cremos que a Bíblia é a palavra de Deus, que seus ensinamentos nos apresentam a verdadeira qualidade de vida e nos ensinam o serviço aos outros. Por isso, procuramos ajudar a todos os que passam por carências físicas ou emocionais, ao mesmo tempo em que nos afastamos dos hábitos que fazem mal à saúde ou à família.
Trabalhamos em equipe, somos úteis a comunidade. Prestamos socorros em desastres naturais, participamos ativamente de campanhas comunitárias de ajuda aos carentes. Amamos a Deus e a Pátria.
Nosso clube se reúne a cada domingo, desenvolvendo atividades que nos ajudam a estar bem preparados para enfrentar a vida, servir à comunidade e preservar a natureza. Nós vibramos com atividades ao ar livre, como acampamentos, caminhadas, e escaladas. Aprendemos, inclusive, a cozinhar em meio à natureza, fazendo fogo sem fósforo.
Usamos um uniforme com emblemas que representam nosso treinamento, e marchamos sob uma bandeira que simboliza tudo o que sonhamos: o ideal de desenvolvimento físico, mental e espiritual, com muita coragem, pureza e lealdade.

Nosso clube oferece idealismo, aventura e amizade do jeito que os jovens gostam. Não fazemos distinção de raça, crença ou classe social, mas somos uma organização internacional de jovens cristãos idealistas, sempre ao seu dispor.


A HISTÓRIA DOS DESBRAVADORES


 O Surgimento da Idéia: O nome Desbravadores foi usado inicialmente por Theron Johnton em um programa de jovens na cidade de Sant’Ana, Califórnia, nos Estados Unidos. Isso aconteceu em 1930.
O Dr. Theron organizou um clube em sua casa, mas incompreendido pela sociedade da época, e sem apoio, a idéia foi abandonada.
A semente, porém, ficou plantada, e já começava a germinar. Em 1940, a Associação do Sudoeste da Califórnia chamou o seu acampamento de “Acampamento de Desbravadores Jovens Missionários Voluntários”. Nessa época surgiu um clube organizado pelo Pr. Skinner com o nome de “Locomotiva”.
            O Desenvolvimento da Idéia: aconteceu a partir de 1946, pelo Pr. John Hancock.
Não foi difícil escolher um nome. Uma vez que o acampamento da Associação da Califórnia se chamava “Acampamento dos Desbravadores”, pareceu lógico chamar o nome do clube de “Clube dos Desbravadores Jovens Missionários Voluntários”.
O Pr. Hancock sentiu que o programa dos Desbravadores experimentado no acampamento de verão, seria mais eficiente se fizesse parte de um programa semanal.
            A Organização: Em 1946, o próprio Pr. Hancock desenhou o emblema em forma de triângulo, que ainda é usado em todo o mundo.
Em 1947, a Associação Geral pediu à União do Pacífico para desenvolver a Organização do Clube de Desbravadores. O Pr. J. R. Nelson desenvolveu, então, a idéia dos Desbravadores em um plano unificado e bem organizado. Em seguida Lawrence Pauson escreveu os primeiros manuais de orientação
Em maio de 1949  Henry Berg, mesmo não sendo músico, compôs o Hino dos Desbravadores.
            A Oficialização: Ocorreu em 1950, quando o Departamento de Jovens da Associação Geral adotou oficialmente o “Clube dos Desbravadores Jovens Missionários Voluntários” como um programa mundial. Em 1952 o hino dos Desbravadores foi oficializado e passou a fazer parte do programa. O primeiro Campori ocorreu pouco tempo depois, no ano de 1954, no sul da Califórnia.
            O Surgimento no Brasil: No Brasil, em 1959 foram dadas as primeiras orientações sobre o clube de Desbravadores, através do Pr. Wilson Sarli. Na cidade de Ribeirão Preto e no Bairro do Capão Redondo, na capital Paulista, foram formados dois clubes no Brasil, ambos com o nome de “Pioneiros”. Ao mesmo tempo, em Santa Catarina, em Lageado Baixo, também surgia outro dos clubes pioneiros, coordenado pelo Pr. Henry Fayraben.
            O hino dos Desbravadores teve sua letra traduzida e adaptada para o português, em seguida, por Isolina Waldvogel.



Nenhum comentário:

Postar um comentário