terça-feira, 24 de novembro de 2015

Museu do Brinquedo



Museu do Brinquedo



O Museu do Brinquedo Popular está localizado na Avenida Rio Branco, Centro da Cidade de Natal, abriga a história e artefatos de brinquedos populares do nosso estado e também do Brasil. O Museu do Brinquedo Popular contém um acervo de cerca de 300 brinquedos e brincadeiras catalogados em mais de 40 municípios norte-rio-grandenses por uma equipe de pesquisadores do Curso de Tecnologia em Lazer e Qualidade de Vida do IFRN. Trata-se de vestígios materiais de uma cultura feita de múltiplos artefatos e modos de fazer: brinquedos sonoros e musicais (gaita de talo de mamoeiro), bonecos e acessórios (camas de quenga de coco, soldadinhos de castanho de caju), representações de animais (curral de ossos), miniaturas de utensílios domésticos (móveis de caixas de fósforo), armas (arapuca, arco e flecha), transportes (barcos e jangadas, breque ou guidom, trem de lata de sardinha) e os mais diversos jogos (carrapeta, pião, peteca, biloca, futebol de botão), etc. O foco do museu é voltado às brincadeiras populares e aos brinquedos, geralmente construídos pela própria criança ou pelo pai, tendo fins puramente lúdicos. Segundo o fundador, professor Lerson Fernando Maia, a ideia é de manter a história do brinquedo e demonstrar que muitos brinquedos tecnológicos surgiram em decorrência de um desses brinquedos apresentados no Museu. Para os pesquisadores, o acervo permite compreender o universo lúdico infantil de diferentes gerações, com suas particularidades definidas pelos costumes, espaços físicos, cultura, folclore, memórias e realidades distintas. Além disso, o Museu promove visitas técnicas com o objetivo de proporcionar aos estudantes e pesquisadores o contato direto com seu objeto de estudo, o que contribui para uma visão mais ampla dos conceitos de ludicidade, aprendizado e, consequentemente, para sua formação. 
 No Museu, os brinquedos não significam simples possibilidades de brincar, já que os mesmos nos contam um pouco da historia da humanidade, suas descobertas, valores, trabalho, lazer, costumes, enfim, seu desenvolvimento em geral. O espaço nos prestigia com a oportunidade de observar vestígios materiais de uma cultura, proveniente de múltiplos artefatos e modos de confeccionar os brinquedos, nesse sentido, o brinquedo estabelece uma relação com a vida e a cultura de uma determinada região e da sociedade como um todo, possibilitando a compreensão de diferentes gerações e dos seus costumes. O professor poderá não só trabalhar esses aspectos, mas também o material utilizado na confecção dos brinquedos, uma vez que, alguns materiais utilizados são provenientes e característicos da região Nordeste, oportunizando tratar tanto de história ou geografia quanto de ciências, abordando Ecologia e Meio Ambiente, já que alguns brinquedos são produzidos com partes de frutos existentes na região e com materiais reciclados, podendo trabalhar a sustentabilidade. Assim, o professor pode tecer relações juntamente com os alunos, relacionando o material utilizado para construção dos brinquedos e o meio no qual estão inseridos.







- Lilian Roxane e Lorenna Rocha.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário