Museu do Brinquedo
O Museu do Brinquedo Popular está localizado na Avenida
Rio Branco, Centro da Cidade de Natal, abriga a história e artefatos de
brinquedos populares do nosso estado e também do Brasil. O Museu do Brinquedo
Popular contém um acervo de cerca de 300 brinquedos e brincadeiras catalogados
em mais de 40 municípios norte-rio-grandenses por uma equipe de pesquisadores
do Curso de Tecnologia em Lazer e Qualidade de Vida do IFRN. Trata-se de
vestígios materiais de uma cultura feita de múltiplos artefatos e modos de
fazer: brinquedos sonoros e musicais (gaita de talo de mamoeiro), bonecos e
acessórios (camas de quenga de coco, soldadinhos de castanho de caju),
representações de animais (curral de ossos), miniaturas de utensílios domésticos
(móveis de caixas de fósforo), armas (arapuca, arco e flecha), transportes
(barcos e jangadas, breque ou guidom, trem de lata de sardinha) e os mais
diversos jogos (carrapeta, pião, peteca, biloca, futebol de botão), etc. O foco
do museu é voltado às brincadeiras populares e aos brinquedos, geralmente
construídos pela própria criança ou pelo pai, tendo fins puramente lúdicos. Segundo
o fundador, professor Lerson Fernando Maia, a ideia é de manter a história do
brinquedo e demonstrar que muitos brinquedos tecnológicos surgiram em
decorrência de um desses brinquedos apresentados no Museu. Para os
pesquisadores, o acervo permite compreender o universo lúdico infantil de
diferentes gerações, com suas particularidades definidas pelos costumes,
espaços físicos, cultura, folclore, memórias e realidades distintas. Além
disso, o Museu promove visitas técnicas com o objetivo de proporcionar aos
estudantes e pesquisadores o contato direto com seu objeto de estudo, o que
contribui para uma visão mais ampla dos conceitos de ludicidade, aprendizado e,
consequentemente, para sua formação.
No Museu, os brinquedos não
significam simples possibilidades de brincar, já que os mesmos nos contam um
pouco da historia da humanidade, suas descobertas, valores, trabalho, lazer, costumes,
enfim, seu desenvolvimento em geral. O espaço nos prestigia com a oportunidade
de observar vestígios materiais de uma cultura, proveniente de múltiplos
artefatos e modos de confeccionar os brinquedos, nesse sentido, o brinquedo estabelece
uma relação com a vida e a cultura de uma determinada região e da sociedade
como um todo, possibilitando a compreensão de diferentes gerações e dos seus
costumes. O professor poderá não só trabalhar esses aspectos, mas também o
material utilizado na confecção dos brinquedos, uma vez que, alguns materiais
utilizados são provenientes e característicos da região Nordeste, oportunizando
tratar tanto de história ou geografia quanto de ciências, abordando Ecologia e
Meio Ambiente, já que alguns brinquedos são produzidos com partes de frutos
existentes na região e com materiais reciclados, podendo trabalhar a
sustentabilidade. Assim, o professor pode tecer relações juntamente com os
alunos, relacionando o material utilizado para construção dos brinquedos e o
meio no qual estão inseridos.
- Lilian Roxane e Lorenna Rocha.
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