terça-feira, 24 de novembro de 2015

Barco Escola Chama Maré

Barco Escola Chama Maré



      O projeto Barco Escola Chama Maré, é um projeto de educação ambiental desenvolvido pelo Instituto de Defesa do Meio Ambiente (IDEMA), em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Sustentável da Terra Potiguar (FUNDEP). O projeto teve inicio em outubro de 2006, funcionando como espaço pedagógico para professores e estudantes tanto da rede pública, como da privada, e também alcançando alunos dos interiores.
           Sabendo da importância histórica do Rio Potengi, desde o tempo da colonização, até os dias de hoje, como principal rio do Rio Grande do Norte e, recentemente, o maior porto do Estado, e pelas questões ambientais como por exemplo a grande desova de várias especies no local, e sabendo, principalmente, dos problemas no ecossistemas, como a poluição deste Rio, que apareceu como resultado das nossas ações, o Chama Maré vem trazer uma proposta de conhecimento e reflexão crítica à população.



                A equipe pedagógica é formada por estudantes e professores das áreas de turismo, história e biologia. Esta equipe pedagógica é responsável pelo roteiro da aula e percurso da viagem, partindo do Iate Clube, passando por pontos como a Fortaleza dos Reis Magos, Ponte Newton Navarro e a "Ponte Velha" e retornando ao local de partida.
                    O Barco Escola Chama Maré tem uma perspectiva de aula multidisciplinar, já que em sua proposta traz vários aspectos, como por exemplo, históricos, culturais, econômicos, sociais e ecológicos. 
                    Sendo assim, este projeto é uma maneira interessante de se trabalhar várias temáticas fundamentais, principalmente, para nós do Estado do RN, de forma prática e atrativa. Visando pontos de história, como a importância que o Rio Potengi teve no passado quando era "palco" de navios holandeses, franceses e portugueses na época da colonização, por exemplo. Abordar os vários avanços econômicos e tecnológicos que tivemos nesse tempo, seus pontos positivos, porém mostrar também algumas consequências ruins que refletiram neste ambiente. E, por fim, refletir a cerca dos fatores ecológicos, trazendo aos alunos uma consciência de cidadão mais preocupado com seus atos diante do meio ambiente.



Ps. Segue link de um vídeo que explica de maneira ainda mais aprofundada o Projeto Barco Escola: 
https://www.youtube.com/watch?v=or7Qt0Hjl7E

Por: Raíssa Luana Figueiredo 
                  






Nenhum comentário:

Postar um comentário